A Microsoft anunciou um novo reajuste mundial nos preços dos consoles Xbox, que entra em vigor em 1º de agosto de 2026. A empresa atribui a decisão ao aumento expressivo nos custos de memória e armazenamento, que continuam pressionando toda a indústria de eletrônicos.

Com o reajuste, os modelos de 512 GB ficarão US$ 100 mais caros, enquanto as versões de 1 TB terão aumento de US$ 150. Além disso, a empresa confirmou que o modelo de 2 TB será descontinuado.
Segundo aumento em menos de um ano
Este é o segundo reajuste anunciado pela Microsoft em um curto intervalo de tempo.
Em outubro de 2025, os consoles Xbox já haviam recebido aumentos entre US$ 20 e US$ 70 nos Estados Unidos. Segundo a empresa, a expectativa era de que um novo reajuste não fosse necessário, mas a situação do mercado acabou mudando.
Em comunicado oficial, a Microsoft afirmou que os preços das memórias e dos dispositivos de armazenamento aumentaram mais de 2,5 vezes, com previsão de uma nova alta até o fim de 2027.
Consoles continuam sendo vendidos sem lucro
A empresa também aproveitou para explicar que os videogames continuam sendo vendidos com margens extremamente reduzidas.
Segundo a Microsoft, diferentemente de celulares, notebooks e outros eletrônicos de consumo, consoles normalmente são comercializados por um valor igual ou até inferior ao custo de fabricação.
Com a disparada dos componentes, manter os preços atuais teria se tornado inviável.
Microsoft anuncia programas para facilitar a compra
Ao mesmo tempo em que confirmou o aumento, a empresa revelou algumas iniciativas para tornar os consoles mais acessíveis.
Entre elas estão:
- Parcelamento sem juros em compras realizadas pela Microsoft Store;
- Financiamento de até 12 meses sem juros para compras elegíveis pela Amazon;
- Programas de troca de consoles usados em varejistas participantes;
- Expansão da venda de consoles Xbox recondicionados certificados, com descontos que podem chegar a US$ 100 em relação ao preço sugerido.
Xbox Series S continua sendo a porta de entrada
Mesmo após o reajuste, a Microsoft destaca que o Xbox Series S permanece sendo o console mais acessível para quem deseja jogar os principais lançamentos da plataforma.
Entre os títulos citados pela empresa estão:
- Assassin's Creed: Black Flag Resynced
- Call of Duty: Modern Warfare 4
- Gears of War: E-Day
- Grand Theft Auto VI
- Halo: Campaign Evolved
- Madden NFL 27
Clima SussuWorld 🎮
Infelizmente, essa notícia mostra que a indústria ainda está longe de voltar ao cenário de estabilidade que existia alguns anos atrás.
Nos últimos meses vimos aumentos em jogos, serviços de assinatura e agora, mais uma vez, nos consoles. A justificativa faz sentido do ponto de vista da fabricação, já que memória e armazenamento ficaram muito mais caros, mas isso não muda o fato de que o consumidor é quem acaba pagando a conta.
A boa notícia é que a Microsoft tenta amenizar o impacto oferecendo opções como consoles recondicionados e programas de troca. Ainda assim, fica cada vez mais evidente que montar ou entrar na nova geração de videogames está pesando muito mais no bolso dos jogadores.
Postar um comentário