A Microsoft confirmou que o recente aumento no preço dos consoles Xbox pode não ser o último. Segundo a empresa, os custos de componentes como memória e armazenamento continuam subindo e devem aumentar ainda mais ao longo de 2027, o que poderá provocar novos reajustes.

O alerta foi feito no mesmo comunicado em que a empresa anunciou o aumento global dos preços dos consoles, válido a partir de 1º de agosto de 2026.
Custos dos componentes continuam disparando
De acordo com a Microsoft, os preços de memória RAM e dispositivos de armazenamento já aumentaram mais de 2,5 vezes nos últimos meses.
O cenário preocupa ainda mais porque a empresa espera que esses custos dobrem novamente até o outono de 2027, mantendo a pressão sobre toda a indústria de hardware.
Segundo a companhia, consoles são especialmente afetados por esse cenário, já que normalmente são vendidos com margens muito pequenas ou até mesmo abaixo do custo de fabricação.
Xbox não é a única empresa afetada
A Microsoft destacou que o aumento dos componentes não é um problema exclusivo da marca. Nos últimos meses, outras empresas do setor também anunciaram reajustes.
A Sony elevou os preços de parte da linha PlayStation em diversos mercados, enquanto a Valve revelou que o recém-anunciado Steam Machine acabou chegando ao mercado muito mais caro do que o planejado justamente por causa da explosão nos preços de memória e armazenamento.
Segundo a própria Valve, a intenção inicial era oferecer um produto significativamente mais barato, mas com a crise na cadeia de componentes tornou isso impossível.
Consoles ficaram mais caros em agosto
O reajuste anunciado pela Microsoft entra em vigor em 1º de agosto de 2026.
Os novos aumentos serão:
- Modelos de 512 GB: aumento de US$ 100;
- Modelos de 1 TB: aumento de US$ 150;
- Modelo de 2 TB: descontinuado.
Ao mesmo tempo, a empresa anunciou programas para facilitar a compra dos consoles, incluindo financiamento sem juros, venda de aparelhos recondicionados e programas de troca (trade-in).
Clima SussuWorld 🎮
Se a previsão da Microsoft realmente se confirmar, 2027 pode ser mais um ano complicado para quem pretende entrar na atual geração de consoles.
Nos últimos meses vimos aumentos em praticamente tudo: videogames, assinaturas, hardware e até acessórios. A preocupação agora é que essa tendência continue justamente em um momento em que títulos gigantes como GTA 6, Gears of War: E-Day e Halo: Campaign Evolved devem impulsionar a venda de consoles.
O lado positivo é que esse problema não parece ser exclusivo da Microsoft. Sony, Valve e praticamente toda a indústria também estão enfrentando a mesma alta nos custos de componentes. Resta torcer para que o mercado de memória volte a se estabilizar nos próximos anos, porque, do jeito que a situação está caminhando, montar ou comprar um videogame está ficando cada vez mais caro.
Postar um comentário