Vagas da Sony indicam jogos multiplataforma, mas foco seria em títulos menores e games como serviço !!

No último fim de semana, a comunidade gamer foi à loucura com novas vagas de emprego da Sony que deram a entender que grandes franquias da empresa poderiam chegar a outras plataformas como Xbox e Nintendo. A ideia de ver Horizon Zero Dawn no Switch ou no Series X empolgou muita gente… mas talvez seja bom segurar um pouco essa empolgação.

https://www.psu.com/wp/wp-content/uploads/2025/07/PlayStation-1-3.jpg 

Quem jogou um balde de água fria (ou, dependendo do ponto de vista, trouxe uma dose de realidade) foi o insider Shinobi602, bastante respeitado no meio. Segundo ele, essas vagas estão sim relacionadas a iniciativas multiplataforma da Sony, mas voltadas a projetos menores e games como serviço, e não a grandes blockbusters da empresa.

Ele reforçou a opinião de um outro usuário que dizia que a Sony está começando a abrir mão da exclusividade total, especialmente quando se trata de jogos como serviço (GaaS). Títulos como o LEGO Horizon ou possíveis spin-offs menores poderiam aparecer em outras plataformas, enquanto os grandes carros-chefe como God of War, Spider-Man e afins ainda devem continuar firmes no ecossistema PlayStation (ao menos por enquanto).

Essa movimentação da Sony não é tão surpreendente assim quando lembramos que a Microsoft já vem apostando forte no modelo multiplataforma. Jogos como Hi-Fi Rush e Sea of Thieves já chegaram ao PlayStation, Indiana Jones and the Great Circle e Forza Horizon 5 foram lançados por lá recentemente, e Gears of War Reloaded também está a caminho do PS5 em agosto.

A verdade é que o cenário está mudando: as fronteiras entre plataformas estão ficando mais flexíveis - principalmente quando o assunto é manter um jogo vivo por mais tempo ou atingir públicos mais amplos com títulos de menor escopo.

E você? Acha que a Sony deve mesmo flexibilizar a exclusividade ou prefere os grandes jogos só no PlayStation?

Comentários