Representantes da Microsoft desmentiram um artigo publicado esta semana pelo site 1UP de que a empresa estaria planejando lançar um novo Xbox no final do ano que vem.
Aaron Greenberg, diretor de gerenciamento de produto, disse ao Eurogamer: "Eu acho que parte da empolgação sobre esse anúncio é que de várias formas estamos trazendo para esta geração uma experiência de próxima geração. Dito isso, eu posso confirmar que o Natal vai rodar no Xbox 360 então não será necessário investir em uma nova plataforma".
Na sexta-feira, uma matéria no site 1UP afirmava que um novo Xbox seria lançado no quatro trimestre de 2010 com hardware levemente melhorado e retrocompatibilidade com jogos de Xbox 360.
Porém, analistas também consideram improvável que a Microsoft lance uma nova plataforma, destacando, porém, que um novo modelo de venda (SKU) oferecendo um Xbox 360 com maior capacidade de armazenamento, mais funções e o Natal seria viável.
"Eu acredito que a ideia de um Xbox 360 melhorado que rode jogos com melhores gráficos seja inteiramente especulativa e improvável nesse momento", disse Piers Harding-Rolls, analista da Screen Digest. "Eu sugeriria que muitas atualizações importantes seriam no fator design, conectividade, funcionalidade e armazenamento do dispositivo e não centrado em assuntos mais da base como capacidade de processamento e gráficos, o que potencialmente iria dividir o mercado disponível.
"Nós já vimos essa estratégia no mercado de consoles com o DS/DS Lite/DSi, PSP/PSP Slim and Lite/PSP3000/PSP Go, no entanto ambos os dispositivos ainda rodam a mesma qualidade de jogos e seguro assumir que o mercado de console de TV deve se desenvolver da mesma forma".
Essa é a mesma opinião de Michael Pachter da Wedbush Morgan Securities: "Nós veremos novos SKUs com regularidade, com discos rígidos maiores, funções novas de DVR, provavelmente e receptores de Internet TV e HDTV embutidos, mas não veremos nada que requeira uma revisão no desenvolvimento de software.
"Se eles não mudarem a combinação CPU/GPU, não é um novo console, é um novo modelo [SKU]. Há cinco até agora, e isso reforça o compromisso ao atual ciclo. Mudar o esquema de controle para o esquema do Natal não será tão complicado para a maioria dos desenvolvedores, mas reprogramar para uma CPU mais rápida ou uma GPU com resolução maior poderia custar aos desenvolvedores muito dinheiro e tempo".
Ambos os analistas esperam que a Microsoft introduza o Natal a um preço acessível à audiência em massa.
"O objetivo da Microsoft é fazer a tecnologia chegar para o máximo possível de usuários, então eu espero que a companhia busque estratégias de pacotes tanto de hardware quanto de software e arriesque as vendas de acessório como forma de colocar o produto no mercado", disse Harding-Rolls.
"Rumores sugerindo que a câmera e a tecnologia [do Natal] vão custar cerca de US$ 200 na loja parecem estar foram da marca. Nós vimos que a Nintendo teve grande sucesso com o preço do console Wii e o Wii Fit/Balance Board e achamos que a Microsoft tentaria igualar esse tipo de custo quando lançar a tecnologia."
Por último, Pachter disse: "Microsoft precisa atringir o público em massa, enquanto eles já foram bem sucedidos com o hardcore. Eu acho que o intuito do Project Natal é esfriar o inevitável lançamento do Wii Plus (HD), que deve chegar na mesma época. Para mim, parece que a Nintendo está para lançar um novo console que seja parelho aos padrões técnicos do Xbox 360 no final do ano que vem, e eu acho que a Microsoft pretende responder com seu próprio console equipado com o Natal a um preço similar. Minha aposta é que o 360 equipado com Natal, um disco rígido grande e funcionalidades de DVR poderiam custar mais ou menos o mesmo que o atual Xbox 360 básico".
Nenhum comentário:
Postar um comentário